25/05/2017

Bolo chiffon de laranja

A estação das laranjas. Uma das minhas frutas preferidas. Talvez por ter comido tantas durante a segunda gravidez, é que agora é uma das frutas preferidas da Maria. Mal aprendeu a gatinhar, encontrei-a encostada, muito sossegada, ao cesto que tenho no chão cheio de laranjas e limões e quando me apercebi, havia pedacinhos de casca espalhados em volta dela. Pegava nas laranjas e dava dentadinhas na casca toda contente!
Este ano as laranjeiras dos meus pais e dos meus tios têm dado imensas laranjas doces e sumarentas. Quase dia sim, dia não, há sumo de laranjas acabadas de espremer para o pequeno almoço. É um ritual que faço sozinha e em modo quase automático nos dias de semana ao contrário dos dias de descanso, em que o rapazinho ocupa o meu lugar enquanto eu preparo o resto do pequeno almoço.
Em tempos de fartura, há que aproveitar e usá-las de todas as maneiras possíveis. E num bolo ficam sempre bem. Adoro bolos de laranja mas deste, gosto especialmente. A receita é antiga, daquelas que passa de mão em mão. Curiosamente cheguei à conclusão que é igual ou muito semelhante em muitas famílias apesar de ninguém assumir ter partilhado a dita.

Ingredientes:
1 chávena de açúcar*
1 chávena de farinha para bolos
3/4 de chávena de óleo
3/4 de chávena de sumo de laranja
raspa de 2 laranjas
6 ovos
1 c. sobremesa de flor de sal do Algarve Vatel (dá um toque de sabor extra além de permitir que as claras fiquem mais firmes)
1 c. chá de fermento em pó

Ligue o forno a 175ºC.
Numa batedeira, bata as gemas com o açúcar até obter uma massa esbranquiçada e fofa.
Junte a raspa da laranja e com a batedeira em movimento, acrescente o óleo e o sumo de laranja.
Adicione por fim a farinha com o fermento, batendo lentamente para misturar bem.
Noutra taça, junte as claras com a flor de sal e bata até as claras estarem firmes.
Junte as claras à massa, envolvendo cuidadosamente com uma colher.
Deite a massa numa forma sem untar e leve ao forno durante 35-40 minutos.
Deixe o bolo arrefecer e desenforme apenas depois de frio.

Notas:
* Usei uma chávena ou cup com capacidade de 250 ml
Não se pode untar a forma ou no máximo untar apenas o fundo para que se solte melhor.
Não deve abrir o forno até o tempo terminar e deve evitar correntes de ar até o bolo estar frio.
Este artigo foi desenvolvido com o apoio da Vatel.
Poderei ter recebido honorários e/ou produtos mas o conteúdo foi escrito por mim e contém apenas a minha opinião.

Sem comentários:

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU